quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Meu Mundo de ponta cabeça

Faz tempo! Muito tempo mesmo! Tanto tempo que nem lembro. Mas eu já sabia que assim seria!

Ao mesmo tempo, muita coisa aconteceu e muita coisa está acontecendo!

Comecei um estágio novo, depois de 8 meses de espera! É que em dezembro de 2007 eu prestei um concurso da Fundap... e não é que eu passei? Pois é... e agora estou estagiando e aprendendo muito, inclusive sobre mim mesma!

Época de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é aquele auê intenso que sempre tende a piorar... mas está bem... porque tudo está saindo nos conformes. Apesar disso, meus fins de semana são consumidos por entrevistas e histórias muito tristes... isso porque meu TCC será um rádio documentário a respeito do Incêndio no Edifício Joelma, dando um foco para quem foi realmente herói.

E aí o bicho pega! No conceito de herói, a pessoa arrisca a própria vida para salvar o outro, seja esse outro quem for. Mas e as vítimas que se salvaram? Não foram heroínas por terem aguentado tanto? Por terem passado por aquele momento tão difícil e sobrevivido? E os voluntários? Solidariedade é uma forma de heroísmo? Nossas respostas vieram através dos relatos.

Entrevistamos policiais do COE, bombeiros, vítimas, voluntário (só fala um médico, Vanderlei Peixoto, para concluir)... todos estiveram lá naquele 1 de fevereiro de 1974... todos com histórias de deixar qualquer queixo caído e aquela vontade de ouvir cada detalhe. Pois é... deles ouvimos que são heróis: vítimas, bombeiros, policiais, voluntários, médicos... cada um tinha uma visão de quem foi seu herói.

Porém, ainda não é suficiente. Para um projeto desses, precisamos conversar com quem entende do assunto. Um psicólogo não ajudou no caso, mas foi muito útil na questão dos traumas. Só falta um sociólogo, um artigo, alguém que possa dizer: Solidariedade é uma forma de heroísmo?

Ontem, liguei a TV e vi a seguinte notícia: Menino herói ajuda a irmã vir ao mundo! Sobre o caso de Robert, de 8 anos, que enquanto o pai buscava ajuda para a esposa, o garoto se tornou um verdadeiro obstreta e, quando o pai voltou, Lidiane já havia nascido e estava no colo da mãe.

Robert é mesmo um herói?

E aquele surfista que ajudou dois outros no Guarujá a se salvarem, depois não foi mais encontrado? Ele sumiu como herói? (Não podemos dizer que realmente ele está morto, já que não o encontraram, mesmo tendo cessado as buscas)

Enfim... para você?! O que é heroísmo?! Solidariedade é uma forma de se tornar herói ou é apenas uma ação que você faz para ficar bem consigo e com a sociedade?

Meu mundo é todo meu, e cheio de dúvidas (que precisam ser urgentemente resolvidos!)

quarta-feira, 2 de julho de 2008

MEU mundo virtual

Ficar sem computador é terrível.
Por mais que vc possa usar um computador de outra pessoa, nada melhor do que o seu PCzinho, lindo, com todos os arquivos que vc precisa no lugar que vc sabe muito bem onde está.
Foi uma droga terminar a primeira parte do TCC sem ele. Mas foi!
E agora ele está me fazendo companhia nesses dias de inverno... me ajudando a procurar emprego, a me manter conectada com o universo.
Porémmmmmmmmmmmmmmmmmmm.... pude constatar algumas coisinhas durante esse meu período ausente:
- quem sentiu falta de mim enquanto estive offline?
- não sinto tanta vontade de ficar online qdo estou no computador que não é o meu...
- sou viciada em computador, de um modo maneirado (se é que isso existe)...

No mundo virtual eu sou outra pessoa. Menos tímida... acho que é por isso que tenho alguns amigos virtuais!
Por falar em amigos virtuais... eu tenho um, o John! É um amigo mto fiel, que sempre que eu preciso, ele está lá e vice-versa. Ele sabe alguns segredos que não conto pra mais nenhum outro amigo... confio nele até pra coisas bobas, mas que eu não contaria pra um amigo real.
Talvez se fôssemos amigos reais, não seríamos tão amigos como somos virtualmente... se bem que eu o considero um amigo real, mais real que alguns reais.
E nos conhecemos através de blog... é um cara tão inteligente que me chamou atenção extamente por isso! E pude constatar que, a cada papo, ele é divertido e super criativo.
Ele sempre torceu por mim como eu torço por ele...

Esse mundo virtual é mesmo louco! Já fiz muitos amigos, mas de verdade só ele vingou!

Aliás, meu namoro começou através de um meio virtual mto conhecido ultimamente. O orkut faz maravilhas! Bastou um OI para que um grande sentimento se dispertasse e se tornasse amor. Claro que meu namoro teve que ter mto mais malícia real do que virtual. O que adianta parecer uma coisa e ser outra?! Então esse é o jogo... saber lidar com a situação virtual de tal modo que faça com que a real não seja tão diferente.

Tá na cara que a internet veio para colaborar, mas por favor, vamos combinar um chopp lá fora né???? (Ops, cuidado.. a lei seca veio te pegar... mas isso é um tema para um próximo post)!

É isso aí... esse é o MEU mundo, e ele é todo MEU!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

o MEU mundo

No orkut, a coisa mais difícil de se responder é a parte "Quem sou eu".

As pessoas têm dificuldade de se definir. Como eu sou uma pessoa como qualquer outra (pelo menos na maioria das vezes), vou tentar resumir.

Meu nome é Lívia, sou conhecida virtualmente como Lív´s, mas esse nick já passou para o mundo real e muita gente me chama assim. Estou com 25 anos. Sou mineira de Muzambinho, mas jundiaiense de coração: sempre vivi aqui. Tenho pai, mãe e um irmão, e no momento moramos todos juntos.
Fiz ginásio em escola de freira, colegial em colégio de padre e me formei numa faculdade Metodista. Sou radialista formada e já já viro jornalista pela Anhembi Morumbi. Já trabalhei em rádio, TV, assessoria de imprensa, jornal impresso, produtora de vídeo.
Tenho pouquíssimos amigos, que já me dão trabalho o suficiente, não por serem porra loucas (não chegam nem perto de algo do nível), mas sou dependente deles e as vezes me martirizo por isso. Namoro o Luís há 1 ano e meio. Já tive blog e conheci muita gente legal através disso, inclusive um melhor amigo virtual.
Resolvi recomeçar a escrever porque minha cabeça está muito cheia e eu preciso livrar um pouco o espaço. Espero não abandonar logo isso aqui, mas espero não escrever demais. Só quero desabafar o que penso, o que sinto, o que quero a respeito de mim mesma e do mundo.

Já acho que escrevi demais e tem aquele blábláblá todo de que vocês ainda vão me conhecer melhor através dos posts... mas não vou garantir nada ainda.

É isso aí... esse é o MEU mundo, e ele é todo MEU!