terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os deuses vão ficar por aqui

Domingo assisti ao encerramento das Olimpíadas de Londres e me emocionei com a apresentação do Brasil: os artistas representaram bem a diversidade que temos por aqui. Vendo tudo aquilo, tive uma pontinha de esperança que o Brasil faça algo tão bonito e representativo em  2016. Vejo que a preocupação maior do brasileiro é com relação aos cantores que se possivelmente se apresentarão (medo de Xuxa, Michel Teló, Roberto Carlos), mas temos quatro anos para pensar nisso. 

Ontem meu marido me perguntou se eu tinha visto o clipe de apresentação do Rio de Janeiro, sede dos próximos Jogos Olímpicos em 2016. Achei estranho porque normalmente sou eu quem chego contando as novidades do mundo virtual, mas dessa vez foi diferente. 

Por isso, assim que abri o site da Globo, fui pesquisar o tal vídeo para avaliar todas as críticas que ele fez.

Com o tema "Os Deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro", o clipe retrata a chegada destes símbolos da mitologia grega ao Brasil, para as Olimpíadas de 2016.

Eu gosto das imagens e aí saio em defesa da Cidade Maravilhosa. Eu acho o Rio de Janeiro realmente lindo, inclusive a cenas da favela estão super bonitas! Mas tenho quatro considerações com relação ao clipe:

1- A melodia é uma delícia, uma das diversas que representam o Brasil! Mas não consigo entender quase nada da letra. Os cantores de várias gerações e gêneros também me agradam, mas ter que procurar pela letra - que não encontrei no Google - para entender as palavras é triste;

2- Ao invés de artistas globais representando os Deuses do Olimpo, optaria por atletas! E não precisaria ser necessariamente os famosos, mas que fosse mais uma forma de valorizar o esporte e a competição. Sei que os globais vendem mais mídia. Shame on us;

3- Não entendo o que o cara - Dionísio - com um copo de cerveja, aparentando estar bêbado, faz no meio do vídeo. Achei de mau gosto. A representação do entusiasmo poderia ser de uma outra forma, já que o Rio de Janeiro e o Brasil são a cara da felicidade;

4- Um dos últimos 'comentários' do Mc Catra na música "Quem treinou, treinou. Quem não treinou, não treinou" foi extremamente desnecessário.


Vídeo de apresentação dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro


Eu queria muito ter gostado de tudo, pois valorizo o Brasil como terra, cultura e diversidade. Tenho orgulho de ser brasileira, apesar de todos os pesares que esse País acarreta politicamente e estruturalmente falando.

A expectativa para 2014 e 2016 é grande e eu tenho confiança que o Brasil não fará feio. Agora, verba e suas destinações ficam para um próximo post!

Um comentário:

  1. ₢oncordo com vc em tudo. Ja havia feito um comentario sobre não entender nada do que estavam cantsndo. Que tal algo do tipo do filme Rio, lindas imagens...
    Ainda bem que temos 4 anos pra pensar nisso...
    Quanto aos cantores, a coisa vai ficar dificil.

    ResponderExcluir