segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ele tem a paz e não sabe, é só fechar os olhos



Não trate como brincadeira o que se trata como doença!

Ontem o Fantástico exibiu mais um episódio do quadro "Males da Alma", com o Dr. Drauzio Varella. No episódio, o tema que eu mais queria ver: pessoas que sofrem do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o TOC. 

Nós não temos noção da gravidade da situação até nos depararmos com ela. Meu marido tem TOC e eu percebo que, assim como eu não o entendia, muitas pessoas não compreendem e, pior ainda, não respeitam. Talvez por não considerar uma doença. 

Eu sempre achava que essas 'manias' eram cansativas, chatas e não faziam o menor sentido. Eram apenas 'frescurites' de quem vivia arrumando tudo, limpando tudo, colecionando tudo. 

Mas o TOC é uma doença que exige muito de quem a carrega, mas também exige esforço de quem está do lado. 

Em 2004 o cantor Roberto Carlos declarou ao mesmo programa, quando perguntado sobre as manias que o atrapalhavam
"Não é bem assim! Não são só manias. É a questão do TOC, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Não se trata de se livrar dessa ou daquela mania, mas de tratar o problema como um todo. Determinadas coisas me angustiam hoje menos do que antes. Exemplo: o fato de você estar de preto não está me incomodando. Antes, eu poderia ficar um pouco incomodado."
Ver este episódio de ontem me fez perceber que não estamos sozinhos e que eu preciso ajudar e preciso muito ser ajudada. 

É necessária a compreensão não só de quem convive junto, mas também dos amigos, de toda a família, dos colegas de trabalho. É preciso entender, respeitar e saber lidar da melhor forma possível.

Meu marido faz a parte dele, buscando ajuda profissional desde antes de eu o conhecê-lo. Segundo ele já houve uma boa melhora e eu mesma tenho sentido isso. Ele se trata para tentar ter uma convivência tranquila comigo mas, principalmente, com ele mesmo.

Não é fácil, mas é necessário ter paciência, muito amor e mostrar que o melhor caminho é o tratamento médico. 

Não vou me estender muito porque o vídeo dá uma boa explicação de como funciona.

TOC é coisa séria!

Veja a matéria do Fantástico completa aqui


Um comentário:

  1. qualquer doença de natureza psicológica é muito mais perigosa do as doenças físicas... principalmente por ser "invisível" para quem não as sofre...
    que Deus fortaleça muito VOCÊ Li, para que você dê muita força ao Lu nesse momento... ele precisa muito de você ao seu lado agora!
    Deus abençoe muito vocês!!
    bjo

    ResponderExcluir