quarta-feira, 26 de abril de 2017

15 Dicas para quem passa pelo luto do aborto espontâneo


Sofrer um aborto espontâneo é dolorido. Não é só dor física, a emocional é muito maior, muito mais forte e muito mais demorada a passar.

Se você passa ou conhece alguém que está sofrendo por isso, veja como pode (ou não) ajudar:

1- O aborto é a perda de um filho. Então é preciso entender que passar por este luto é natural e cada pessoa tem seu tempo certo para vivê-lo

2- Não diga que a pessoa não deve chorar ou ficar triste! É um motivo muito forte para essas duas atitudes. Ofereça seu colo, dê um abraço. E se você que passa por isso quer chorar, chore! Não importa o que vão pensar, você precisa se colocar em primeiro lugar e o choro é uma forma grandiosa de tirar aquele peso das suas costas

3- Muitas mulheres precisam de um tempo sozinhas, sem querer (ou conseguir) falar sobre esse ou qualquer outro assunto ou sequer ver outras pessoas. Entenda, é um momento dela e se ela se afastar é natural

4- Mande mensagens, mesmo que a mulher não queira aproximação, saber que tem alguém ali dando força é mesmo muito importante

5- Não cobre nada dessa mulher. O psicológico dela muitas vezes a tira do ar e ela talvez não consiga processar muitas coisas

6- Evite falar de bebês perto dela por um tempo. É muito difícil ela não associar a sua perda, seja compreensível! Isso não quer dizer que ela está triste por você, apenas ainda sente sua própria tristeza

7- Converse com outras mães que passaram por isso. Vai te fortalecer e te fazer entender que não adianta procurar os porquês, mas que os ensinamentos são muitos e você não está sozinha nessa

8- Absorva o que esse serzinho, mesmo em tão pouco tempo, veio te mostrar. Ele não apareceu na sua vida sem um motivo e, lá no fundo, você vai conseguir entender qual foi a missão dele na Terra

9- Se apegue a sua religião, caso você tenha. Isso te dará caminhos e forças pra se levantar diariamente durante o luto e depois dele também

10- Se você tem outros filhos, olhe para eles como um grande motivo para sorrir. Eles precisam de você, mas você vai perceber que é você quem mais precisa deles

11- Não se culpe. E não culpe ninguém. Não vai resolver o problema e só vai te fazer mais triste

12- Se você ainda não consegue encontrar as pessoas, não se cobre! Mas uma hora vai ser preciso enfrentar isso. 

13- Se você tem alguma conhecida passando por este momento delicado, evite falar coisas do tipo "logo vem outro", "não era pra ser agora", "já já você tenta de novo". Filhos não são substituíveis e aquela perda não vai ser superada por outra gravidez, por mais alegrias que outros filhos darão

14- Não dá para precisar quanto tempo cada mulher precisa. Mas cada um conhece o suficiente essa mulher pra saber se o luto está se agravando. Vale conversar com algum médico ou psicólogo para ter ideia se ela está precisando de ajuda, mas sem cobrar nada dela

15- Se seu aborto foi retido como o meu, decida se esperar sair naturalmente ou fazer a curetagem é o melhor pra você! Quem tem esse poder de escolha é você, claro que com a orientação médica sempre!

Sinta o melhor momento pra você. Encontre o SEU tempo para cada coisa. E respeite o tempo dessa mulher. É só ela quem sabe dimensionar sua dor

Essas foram minhas dicas, com base no que eu passei e no que senti durante alguns dias. Ainda tenho uma longa luta pela frente, mas só de conseguir me levantar, sair de casa e voltar aos poucos ao trabalho já me mostra que eu tenho forças para ir além! Acredite no seu potencial.

Não carregamos uma cruz maior do que somos capazes de segurar. Tudo o que nos acontece são provações de que podemos vencer os obstáculos, por mais doloridos que eles sejam.

11 comentários:

  1. li seu post, em lágrimas, em novembro de 2017 tive um aborto retido, choro até hj, é uma dor que não cura, só agora estou na luta de recomeçar de novo!!!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler seu posto e tô com o coração chorando de tanta tristeza tive um aborto retido e acabei de chegar do hospital e procurando algo na internet para me distrair pq só choro em pensar que meu anjinho não está aqui comigo.

    ResponderExcluir
  3. Estou passando por issk hoje

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse sentimento agora... Aborto retido .. coração em pedaços... Tentando entender como será essa espera para o corpo expelir o bebê ou fazer a curetagem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda não saiu faz a curetagem.. Hoje depois de 3 dias o meu aborto retido saiu naturalmente, mas a dor foi a mesma de um parto normal..

      Excluir
    2. Olá. Tb tive retido. Fiz a curetagem hoje. Não senti nada.E sem sangramento algum. Foi a melhor escolha, eu acho. Eliminei uma preocupação e não corro mais riscos. Agora só fica a recuperação emocional. Força!!!!

      Excluir
  5. Obrigada, pelo seu post. Eu perdi o meu bebê com 10 semanas e 6 dias no dia 08/11/18. Estava tentando a alguns anos e o meu sonho chegou. E depois foi embora. Choro todos os dias. As pessoas falam cada coisa que em vez de ajudar, acabam cutucando a ferida que está aberta não só no corpo mas também na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu bebê faria hoje 11 semanas. Esta sendo muito dificil pra mim. Tento ser forte mas minha vontade é morrer também. Meu sonho é ser mãe. Ontem fiz a curetagem ele parou de desenvolver na setima semana e ficou retido. Espero que essa dor diminua cada vez mais. Não desejo isso pra ninguém. Só fico pensando no porque de tanta provação.

      Excluir
  6. Perdi o meu hoje naturalmente estava retido é hoje meu corpo expeliu.. Tava de 13 semanas esperei 4 anos p vim a sonhada gravidez..

    ResponderExcluir
  7. Acabei de passa por aborto retido tô sentindo triste estava de 9 semanas mim tornei mãe de anjo mesmo sem conhecer dia 29 meu corpo começou expeli mais tive q fazer curetagem meu sonho se foi só peço que Deus mim ajude a passa por isso

    ResponderExcluir
  8. To tão triste, esperei oito anos para fica grávida, Quando consegui tive um aborty expotaneo com dez semana.Meu mundo caiu. Eu certamente era a grávida mais feliz do mundo.Agora meu sonho acabou, meu BB virou estrelinha,a dor na alma é maior que a dor física.Sei que será difícil a superação, tenho muito medo pois tenho 39 anos,tenho medo do futuro

    ResponderExcluir