quinta-feira, 8 de junho de 2017

Se nada der certo... mas vai dar!


Virou notícia nos últimos dias a festa "Se nada der certo", promovida por uma famosa escola de Porto Alegre. Nela os alunos do último ano do Ensino Médio (antigo colegial) se vestiam com trajes que representavam profissões alternativas caso fossem reprovados no vestibular. Faxineiros, domésticas, atendentes de mercado e lanchonete, frentistas entre outras faziam parte dos figurinos escolhidos pelos alunos.

Me lembro também uma entrevista com uma ex-BBB no Faustão em que ela disse que se nada desse na vida dela, ela poderia virar bailarina do programa. Na hora ela tomou uma resposta do apresentador e, mais tarde, afirmou que foi mal interpretada.

Em março Bia contou que quer ser dançarina! Amei!

Enfim, a brincadeira repercutiu de forma nada positiva, mas não estou aqui para fazer a advogada de ninguém. 

Minha questão apenas é: respeito! Batemos tanto nesta teclinha aqui!!! E esse preconceito social está fazendo o que nas escolas em 2017???

Mas ok, não vou colocar aqui só o problema dentro da escola. Em casa muitos pais/avós dizem que se o filho não estudar, vai acabar se tornando catador de lixo ou pedreiro, por exemplo. O discurso tem que mudar urgente! 

Precisamos plantar a sementinha do respeito desde quando nasce o bebê. Mostrar a importância de cada profissão na sociedade. 

Mas, veja, não vai adiantar nada você ensinar seu filho sobre respeito se no restaurante você destratar o garçom, ou não ser gentil com o gari da sua rua, ou xingar a atendente de telemarketing!

E quanto a escola, caberia colocar o tema em debate dentro da sala de aula, contextualizar e convidar os alunos a uma reflexão sobre diferenças sociais, oportunidades, ética e preconceito. Como pais, acreditamos que os eventos internos são reflexos da proposta pedagógica do ambiente escolar. 

E um recado aos nossos filhos: Se você achar que nada vai dar der certo, conte comigo! Eu estou aqui com você, para te ajudar, orientar e guiar como puder, da melhor maneira possível, mostrando que vai dar certo sim qualquer que seja sua escolha. Só precisa amar o que você faz e se empenhar nisso, o que quer que seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário