segunda-feira, 5 de junho de 2017

Alunos de Jundiaí fazem campanha de arrecadação de e-lixo


Anualmente o Brasil produz 1,2 milhão de toneladas de lixo eletrônico, mas apenas 2% desse material têm encaminhamento correto. Já São Paulo é o Estado campeão em gerar resíduos, com 448 mil toneladas ao ano e uma taxa de reciclagem ainda inexpressiva. Segundo o documento Gestão Sustentável de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos na América Latina, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014 o Brasil acumulou 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico.

Quando este material é descartado de maneira incorreta, as substâncias químicas de suas composições podem provocar contaminação de solo e água ou até provocar doenças graves. Além disso, esses materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.


Produtos ou peças eletrônicas sem utilidade devem ser entregues nas lojas que os vendem para que sejam devolvidos aos fabricantes, processo chamado logística reversa. As fábricas são obrigadas por lei a darem destino correto aos resíduos, ou levados a centros de triagem para serem separados e reaproveitados.

Conscientes da importância desse descarte correto do e-lixo, alunos da equipe X-Bots, que vai representar o Colégio Divino Salvador no Torneio Brasileiro de Robótica em setembro, estão promovendo uma campanha de arrecadação desses produtos até o dia 30/06, no próprio colégio. Nesta data, todas as peças serão encaminhadas para reciclagem ou reaproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário