quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Tirando documento para criança


No fim de 2015 decidimos tirar o RG da Bia. Uma porque já havia me informado que era importante ter este documento desde pequena e naquela época iríamos precisar dele para outros fins.

O procedimento é super fácil, mas requer um pouco de tempo e peregrinação. Primeiro meu marido foi até uma agência do Correio (pode ser também nos bancos Caixa Econômica ou do Brasil) e pediu o CPF. Para essa solicitação é preciso levar:
  • Certidão de nascimento
  • RG ou CNH do pai ou da mãe
  • um comprovante de residência
Com o protocolo você acessa o site e em até um dia já está disponível o cartão do CPF para imprimir. Fizemos isso porque precisaríamos desse documento e também queríamos já deixar impresso o número também no RG. Obs: O serviço custa R$ 7,00.

Tendo o número do CPF em mãos, entrei no site do Poupatempo e agendei um horário para o processo. Quem não é de São Paulo precisa verificar quais locais emitem o documento.

No dia e hora marcada levei os documentos solicitados no agendamento:
  • Certidão de nascimento original e cópia
  • Número de inscrição no CPF (se tiver)
  • Documento da mãe original e cópia
A foto foi tirada no Poupatempo. Deu um pouco de trabalho, porque a Bia não parava na posição certa e chegou uma hora que ela foi ficando impaciente. Mas as atendentes do Poupatempo aqui de Jundiaí foram ótimas e pacientes. Por esse serviço não há taxa a ser paga (apenas se você pedir para emitirem por correio). 

Em cinco dias úteis já estava pronto para retiramos! E a partir de então a Bia já tem um documento para abrir uma conta, ou caso ela precise da farmácia de alto custo, ou se fizermos alguma viagem de ônibus ou avião. É mais prático (e seguro) do que andar com a certidão de nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário