quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Eu te chamei a atenção, não foi à toa, não


Andei pensando nos meus direitos enquanto gestante. Fiquei lembrando no quanto eu me atentava quanto aos atendimentos preferenciais antes da gravidez. 

Eu percebi que sou uma pessoa consciente, sabendo dar prioridade aos idosos, pessoas com deficiência e grávidas. Mas quando estamos do outro lado da situação, reparamos o quanto são questões ainda difíceis de serem tratadas no Brasil.

A partir do momento que a gravidez é constatada, a gestante tem direito ao atendimento preferencial. A maioria dos locais respeita isso, o problema é que o cidadão não. 


"As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade 
igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes
as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo 
terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei."

As pessoas acham que para ter direitos, a mulher precisa estar com a barriga de nove meses. Não, minha gente!!! Nos primeiros três meses a mãe tem enjoos, pressão baixa, tontura. Ela precisa ser prioridade.

Nos quarto e quinto meses a barriga ainda não é tão visível, mas a pressão ainda pode oscilar, as costas já dá um alerta vermelho de dor, e, pra piorar, ficamos um pouco "fora do eixo". Além disso, dormir a noite é, as vezes, uma luta, resultando no cansaço durante todo o dia.

Nos meses seguintes, além da barriga já parecer perceptível na maioria dos casos, tem o peso, a canseira, o sono, o inchaço e outra série de coisas que dificultam a vida da grávida.

Gravidez não é doença, graças a Deus!!!!! Mas que traz várias questões que complicam um pouco mais a rotina da mulher, isso é fato. Por isso é importante saber que se faz muito necessário respeitar a preferência.

Eu ainda não tive tantos problemas com relação a isso. Já vi muita cara feia por sentar no preferencial, ou por pegar uma fila diferenciada, mas não ligo. Estou no meu direito e, se não vejo outra pessoa mais necessitada que eu, faço uso dele mesmo!!!

Confesso que já fiquei em pé no metrô por falta de respeito dos usuários, já peguei fila maior por falta de atendimento prioritário, mas sempre que posso faço questão de usufruir disso. Não tenho coragem de pedir que alguém se levante para que eu possa sentar - ainda! -, mas fico impressionada com a folga (porque isso não é falta de conhecimento!) do cidadão deste País!

Entenda, nunca tive problemas com estabelecimentos, meios de transportes etc. O problema são AS PESSOAS! Aquelas que ainda vão precisar, de uma maneira ou de outra, deste tipo de atendimento.

Li relatos mais impressionantes enquanto escrevia este post. Fui procurar a Lei que nos protege. Quis saber o quanto isso acontece e, infelizmente, não é pouco. A educação no Brasil precisa mesmo de um UP, porque a coisa tá feia... feia não, triste!!!

Links interessantes:

http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/maternidade/gestacao/conheca-alguns-direitos-da-mulher-gravida

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1575-10577,00.html

http://www.maesaobra.com.br/2011/05/12/gravidas-tem-direito-a-servicos-preferenciais/

Você tem Facebook? Aproveite e curta a página Lei da Gravidez e acompanhe mais novidades sobre a maternidade, a Beatriz e esse mundo maravilhoso!!!

3 comentários:

  1. Lívia, aqui na Europa não há prioridade em nada para gestante ou mulheres com crianças de colo. E por livre e espontânea vontade das pessoas, muito menos. Já fiquei muito em fila de mercado aos nove meses. Não precisaria ter lei, somente o bom senso ajudaria, mas não funciona assim. E olha que considero as pessoas aqui bem educadas. Mas é assim mesmo e quer saber: com isso você já começa a entender o significado da expressão:"Mãe é mãe"!!! Beijos e muita saúde para a Beatriz.

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. concordo mto com vc!!!
    E esse lance dos primeiros meses da gestação é que me deixavam mais chateadas. Porque passei mto mal durante toda a minha gestação, inclusive no início. E ninguém sabe (vê) que você ta grávida nesse período. Por isso, eu não tinha coragem de usufruir dos meus direitos porque eu não estava com o meu exame de gravidez em mãos pra eu mostrar pro atendente (e pras caras feias em volta) que eu era gestante. :/
    Foi bem ruim isso! Só consegui começar a usar as filas e acentos preferenciais depois do 5º mês. Aí também, usei mesmo!

    Adorei que vc abordou esse tema, Li. Na hora que li sobre o que era, pensei: "será que ela vai falar do comecinho, quando a barriga não está aparente?"
    Bingo!

    Bjossss, mommy!!!

    ResponderExcluir
  3. Lembro até hj que no carrefour, uma amiga teve que apresentar o exame de gravidez pois não queriam atendê-la! Hj mesmo no supermercado eu estava reparando, o caixa preferencial fechado, um montão de idosos na fila do caixa rápido e eu fui pelo outro lado e passei na frente de todos...pq? Tinha uma plaquinha bem pequena dizendo que quando o caixa preferencial estivesse fechado, o caixa ao lado passaria a atender a fila preferencial, que na verdade não existia pois ninguém deixou a placa visível rs mas eu sou teimosa e achei rsrsrs

    ResponderExcluir