quarta-feira, 4 de setembro de 2013

That may be all I need In darkness she is all I see

Durante o mês de agosto minhas segundas-feiras foram forradas de informações sobre esta fase que estou vivendo.

Eu e o Luís, desde o começo, concordamos em fazer juntos o curso de gestante. Eu tenho muita sorte dele ser parceiro em tudo nesta gestação!!! 

O Hospital Pitangueiras/Grupo Sobam, que vamos ter a Beatriz, disponibilizou o curso de forma gratuita para nós que temos o plano de saúde (não sei como funciona para quem não tem, mas vale a pena dar uma pesquisada). 

Além dos milhares de ensinamentos, fiquei impressionada com a quantidade de coisas que a gente 'acha' que sabe, mas não tem ideia...

O curso foi dividido em quatro módulos, que são os quatro trimestres da gestação:

O primeiro foi sobre todo o processo de fecundação e a primeira fase da gravidez. Após a apresentação de todas as futuras mamães, a psicóloga Eliana mostrou um vídeo interessante sobre todas as etapas que já passamos, estamos vivendo e ainda vamos presenciar. É lindo e emocionante!

No segundo dia conversamos sobre o parto, tipos, prós, contras. A enfermeira Ana explicou tudo, onde corta, porque corta, as diferentes anestesias. Foi muito interessante saber como funcionam os dois processos - normal e cesárea.

O terceiro módulo foi dedicado a alimentação da gestante e do bebê. Uma nutricionista orientou sobre o que pode, o que deve ser evitado, como substituir alimentos, a importância de cada um deles. Depois a Ana falou sobre a amamentação e deu dicas preciosas. 

O último dia conversamos sobre os cuidados com o bebê no banho. A Ana também explicou o passo a passo dessa hora que deve ser o terror de todo casal. Como a gente consegue dar banho num bebê molinho? É meio aterrorizante, mas foi tudo tão bem orientado que dá uma tranquilidade maior e uma certeza de que tudo vai dar certo.

Apenas duas coisas que pesou pra mim. A principal foi a divisão em dias. Poderia ser tudo feito num sábado ou domingo, porque é cansativo de uma vez só e não em quatro dias. Fora que pra gente que trabalha em cidades diferentes acaba pesando ainda mais. Outra coisa é a exibição dos slides, numa televisão relativamente pequena para a quantidade de informação dada.

Mas fora isso foi muito bom participar desse curso. Não to contando os macetes porque acho importante as grávidas e seus companheiros terem a oportunidade de vivenciar isso. 

Queria também parabenizar a equipe da Sobam pelos profissionais responsáveis pelo curso. São pessoas ótimas e que nos orientam de forma simples, objetiva e clara.

Você tem Facebook? Aproveite e curta a página Lei da Gravidez e acompanhe mais novidades sobre a maternidade, a Beatriz e esse mundo maravilhoso!!!


Um comentário:

  1. Querida, parabéns por esse momento! vi que vc se interessa muito pelos processos do parto, que tal conhecer um pouco mais da humanização do parto e saber que vc é capaz de por sua filha no mundo de uma forma linda? sem cortes, e sem cirurgias (sim, a cesárea é uma cirurgia de grande porte, com uma recuperação que pode ser longa e dolorosa, e muitas vezes sem indicação real)! repleta de muito amor.

    Seguem 3 links para você começar a conhecer o maravilhoso mundo do parto com amor!

    http://casamoara.com.br/
    http://casacozinhaefraldatrocada.wordpress.com/2013/07/26/ela-chegou-relato-de-parto-humanizado-na-casa-angela-em-sao-paulo/
    http://estudamelania.blogspot.com/

    e a indicação de um LINDO filme http://www.renascimentodoparto.com.br/

    Boa hora para você!

    ResponderExcluir