quarta-feira, 17 de maio de 2017

Seu filho será machista?




Li esses dias um depoimento da Fernanda Teixeira que, num experimento, ativou sua conta no Tinder e deixou claro para os possíveis pretendentes que ela era mãe e feminista!

Ao ler as poucas conversas que ela disponibilizou, preservando a identidade desses 'matchs', eu que sou mãe, mas não estou solteira, fiquei em estado de choque!

Talvez eu estivesse vivendo num mundo paralelo, ou simplesmente como não estou solteira, acabo ficando alheia sobre o assunto, mas confesso que deu medo! 

Não medo de ficar solteira e sozinha, porque é preferível ficar sozinha do que com imbecis. Mas medo de como a sociedade e, principalmente, pessoas da nossa idade ainda são preconceituosas, maldosas e babacas!

Que o machismo existe, ok, não é nenhuma novidade! Mas aí vem a pergunta: como nossos filhos vão lidar com isso? E aí dou uma resposta: temos grande responsabilidade nesta questão! 

Seu filho será machista se você ainda acha que é a mulher quem faz comida, quem cuida da casa, quem não pode ser provedora do lar, quem não sai pra trabalhar ou trabalha para ganhar menos e é não capaz 'como um homem'. 

Sua filha também será machista se você a inferiorizar, dizer que artes marciais ou futebol são atividades muito brutas para uma menina, que ela tem que arrumar a cama do irmão ou se vestir 'adequadamente'.

Em conversa com a minha psicóloga, falamos sobre o machismo e o que fazemos para que nossos filhos herdem cada vez mais uma cultura igualitária. Não é só ensinar que a função do lar é de meninas e meninos, mas é o respeito mútuo, as capacidades iguais, os mesmos direitos, fim de esteriótipos, respeito, respeito, respeito!

E eu tenho um pouco de medo de caras como esses do experimento da Fernanda (e até mulheres, porque a gente sabe o quanto de mulher tem esse pensamento) na criação e na educação dos filhos! E me preocupo muito em orientar minha menina sobre essa questão sabendo que ela ainda vai conhecer muita gente que pode tentar desvirtuá-la do seu aprendizado.

Mas a minha parte eu estou fazendo! Mesmo tão pequena, aos 3 anos, já vou ensinando que rosa não é só cor de menina, que o papai lava a nossa louça e faz nossa comida tanto quanto a mamãe, que ela vai ser quem ela quiser, ninguém toca nela e ela não toca ninguém intimamente e que estamos aqui sempre do lado dela para conversar. Como ainda é muito novinha, tentamos falar de forma adequada pra idade, mas é o que vale! 

E espero que ela encontre no caminho pessoas com conceitos e culturas que preguem o respeito, bom caráter e a igualdade, mas caso cruze com qualquer babaca por aí, que ela também esteja preparada para lidar com eles!

Mas vamos combinar, se você tem filho(a), que tal já orientá-lo para ser alguém do bem e do respeito ao próximo? 

Ou seu filho será machista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário