quarta-feira, 27 de abril de 2016

Nova escola



A decisão de trocar a Bia de escola foi bem difícil (Como vocês viram neste post). Eu adorava todo mundo da escolinha anterior, sabia o quanto ela era querida pelas tias e pelos coleguinhas. Ter que passar novamente pelo processo de adaptação estava sendo um desafio grande pra mim.

Meu maior engano foi achar que o mais difícil era dar adeus. Não foi! A novidade também me assustou e, como qualquer outra mãe, a culpa veio pesada nos meus ombros.

Ver a Bia tentando ser inserida no novo local me doeu e conto o porquê. 

Como em toda e qualquer adaptação, vem o medo do desconhecido. Com ela não foi diferente. Ela chorou, estranhou, me chamou durante o período em que eu ficava com ela na escola nova. E todo esse sentimento refletiu em mim da forma mais negativa possível. Me sentia culpada por fazê-la sofrer assim. Me cobrava de não ter sido responsável logo no início, por não ter previsto que a grana seria alta, por não ter feito todos os planejamentos possíveis.

Foi punk. Muita terapia. Muita conversa. A única coisa que me dava fôlego é que eu gostava da escola nova e que eu me sentia tranquila. Sabia que enquanto Bia não estava comigo, ela ficava bem lá. 

Fomos ganhando confiança, força e depois de um bom tempo, relaxamos e aprendemos a curtir o espaço, as novas pessoas. Hoje a coisa engrenou e ver Bia feliz indo pra escola me dá a sensação de dever cumprido. Precisamos passar por isso para crescer e aprender.

Por isso, a minha dica mais preciosa: não coloque seu filho na escola sem prever todos os acontecimentos. 

1- Saiba desde o começo os valores para meio período, integral, por quais serviços são cobrados taxas extras;

2- Não fique focado apenas no ambiente em que ele vai ficar naquele ano. Veja como são as outras turmas, as salas, as demais tias;

3- Conheça as atividades que ele terá ao longo da educação infantil e quais idades ele começa cada uma.

Além, claro, das atenções que deve dar sempre, que eu já contei por aqui também (Clique aqui para ler o post)!


Não custa ter uma listinha dessas e, depois, avaliar a melhor opção. 

Papai e mamãe esperando a Bia na adaptação

Você tem Facebook? Aproveite e curta a página Lei da Gravidez e acompanhe mais novidades sobre a maternidade, a Beatriz e esse mundo maravilhoso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário